Jean Dresch - anticolonialista como ciência e profissão - por Tulio Barbosa


O colonialismo organizou e fundou muitas profissões. Todas as profissões organizadas pelos colonialistas tiveram como direção a morte e a pilhagem de terras, seres humanos e vida. Os colonialistas criaram condições materiais e imateriais para a destruição de povos e culturas para que os países exploradores e gananciosos avançassem sobre corpos e almas.

A Geografia foi uma dessas ciências fundada para exercer o domínio sobre territórios e definir um tipo de civilização que pode sobreviver e outra que precisa desaparecer. A Geografia surge desse papel colonizador. A Geografia, portanto, é uma ciência que busca desde a sua origem uma compreensão do mundo vinculada ao poder; assim, não foi diferente durante sua constituição desde o século XV com a ajuda e o desenvolvimento das ciências náutica, astronômica, cartográfica e bélica. A Geografia teve seu avanço e importância em conformidade ao ritmo da exploração e da opressão sobre outros povos e terras.

Enfim,  a Geografia é uma ciência da estratégia e da tática colonialista, com isso todas as suas categorias foram organizadas para pensar e fundamentar a exploração, a destruição e a morte. A Geografia desde as grandes navegações, ora como cosmografia ora como cartografia descritiva, mostrou-se suficiente para o caminho da exploração.

A Geografia é uma disciplina que forma pessoas para a exploração a partir da direção colonialista. Ainda hoje isso é uma realidade, visto que as categorias e conceitos tratados são ainda os mesmos do século XV tendo como centralidade a economia, o Estado e o povo dentro de uma lógica territorial direcionada para a produção.

É preciso subtrair, arrancar, eliminar toda forma de opressão. É preciso fundar outra profissão que trate do espaço, ou seja, é preciso uma profissão do espaço que promova o anticolonialismo.  

JEAN DRESCH  (1905 -1994) foi um desses que motivaram o anticolonialismo como ciência e como profissão. Ele denunciou todas as maldades que a Geografia como ciência colonialista apoiou e partiu diretamente da anticolonidade como estrutura de poder democrático e de poder direcionado integralmente pela vontade soberana do povo nas suas dimensões políticas, econômicas, ambientais, sociais, culturais e bélicas.

É preciso pensar o ANTICOLONIALISMO a partir de Dresch e associar com os grandes e as grandes revolucionárias da América-Latina, da Ásia e da África. São homens e mulheres que lutam cotidianamente pela subtração das maldades e promovem um compreensão de mundo pela prática da justiça, da igualdade e da pluralidade.

FUNDEMOS UMA CIÊNCIA ANTICOLONIAL COMO CIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PARA MELHORAR A VIDA DO POVO POBRE, OPRIMIDO E SOFRIDO.

para ver as obras segue lista de publicações de Dresch:

 https://www.persee.fr/doc/remmm_0035-1474_1986_num_41_1_2107




 

Comentários

Postagens mais visitadas